Buscar

DICA DE COMPOSIÇÃO que vai mudar a sua forma de criar imagens fotográficas!

Atualizado: Mai 19

É, EU TAMBÉM ACHEI O TÍTULO GRAAAANDE DEMAIS... mas se chamou a sua atenção; funcionou! ; )

Olá, tudo bem por aí?

Então hoje eu quero falar de uma coisa muito importante, e que ao longo destes anos, eu percebo alunos em minhas aulas presenciais, oficinas, e até mesmo meus alunos online, e bate papo ao vivo, que eles me mandam ou mostram fotos e me perguntam: COMO POSSO MELHORAR A MINHA FOTO?

E o mais interessante é que a maioria deles, em algum momento já estudaram ou leram algo sobre COMPOSIÇÃO! Mas o que eles ainda não estão ENXERGANDO?!

Olha, esta é a frase que eu poderia encerrar este artigo, e a melhor e maior dica da minha vida já estaria aqui valendo R$1 milhão de reais! COMO ASSIM KLAYFE? - NãoooOOOOOO, você ainda não deu a dica!!! SIM, eu dei! O QUE VOCÊ NÃO ESTÁ ENXERGANDO? Essa é a dica! 

Vamos lá! Em 1985, eu tinha 10 anos ¬¬ Isso mesmo, rsrsrss e eu fazia desenhos sem ninguém me ensinar, e o desenho básico era: Uma casa, uma janela, uma porta, o sol, uma árvore e alguns pássaros voando. QUEM NUNCA, NÉ? Aqui eu já tinha uma incrível aula de composição configurada em meu cérebro que nem eu sabia. O nome dessa configuração é o que chamamos hoje de : ORGANIZAÇÃO.

SE VOCÊ ANTES DE COMPOR UMA IMAGEM (seja ela qual for, paisagem, pessoas, lugares, comida, bichos, não importa), PENSAR EM DUAS PALAVRAS SEMPRE, você vai ter esse gatilho que eu tinha com 10 anos e não sabia. MAS QUE BOOOOOOm eu já usava! ELEMENTOS E DECISÕES! Vamos analisar esse pequeno DESENHO que todo mundo um dia já fez? UMA CASA UMA JANELA UMA PORTA O SOL UMA ÁRVORE PÁSSAROS VOANDO Você acha que eles são ELEMENTOS ou DECISÕES? Píiiiiii, seu tempo acabou! Ok! ELEMENTOS! E O QUE SÃO DECISÕES, AFINAL?

Lembra da tal ORGANIZAÇÃO?

Sim, agora nós estamos chegando ao fim desse papo. Organizar, equilibrar e direcionar o olhar de quem observa a sua imagem é O GRANDE E MAIOR SEGREDO DE TODOOOOOOOOOOSSSSS!


Perceba que a casinha tem a porta e a janela, bem equilibradas e separadas um elemento do outro, Isso faz com o que o nosso cérebro entenda e identifique algo real. Perceba que o SOL não toca na casa, ele poderia sim estar por trás da casa, mas no desenho (composição), foi decidido que ele estivesse mais afastado equilibrando o desenho, dando ao sol um lugar bonito de ser observado. Logo depois a árvore mais afastada da casa, porém equilibrando o peso das imagens entre casa e árvore, e por último os pássaros colocados aleatoriamente livres voando pelo ar.


Tudo que eu escrevi, você concorda e é exatamente isso que você percebe na imagem?

Vou te dar um tempo pra pensar e observar!


Se você disser, SIM. Tudo bem, TEMOS UM PROBLEMA!

Existe 01 cerca divida em 03 partes e que elas não tocam nos elementos. (assim foi feito o desenho). A árvore não Está nem na frente nem atrás da cerca, mas não existe uma zona confusa. Entende o que eu quero dizer?

Não estou te pedindo pra arrancar as árvores dos lugares, ou postes, e cercados, você não tem como fazer isso na sua COMPOSIÇÃO, mas você tem o PODER DE DECIDIR o que entra e o que não entra na sua COMPOSIÇÃO!


O QUE TEM DE TÃO "OMG" que você ainda não percebeu? Uma boa composição, ela organiza os elementos e distribui lugares para que não fique uma zona confusa de informações, isso nós podemos fazer antes de dar o nosso clique. Esperar, nos reposicionar, olhar de novo, conferir, até acharmos um equilíbrio.

Ah, klayfe mas não dá tempo na hora de fotografar, por que eu sou do tipo que estou no lugar certo na hora do clique, então eu não perco meu tempo pra detalhes...e mí, mí mí....

TUDO BEM!

Não tem nenhum problema, e você não está errado(a) em pensar assim. Entenda que este artigo não é pra você justificar o por que a sua foto não está tão incrível, e sim pra te ajudar a criar uma fotografia incrível.

Eu passei um bom tempo percebendo o quanto eu ainda poderia melhorar cada foto que eu fazia, eu chegava em casa analisava uma sessão foto por foto, juro, e eu passava um tempo em cada uma delas, olhando e me perguntando: O QUE PODERIA SER MELHOR NESSA FOTO? E eu encontrava respostas como: Eu poderia ter esperado ela piscar. Eu poderia ter ido mais pra direita. Eu poderia ter me abaixado. Eu poderia ter visto o poste na cabeça dela. Eu poderia ter esperado a luz diminuir. Eu poderia ter esperado aquele senhor passar de bike. Eu poderia....

E com o tempo, estas lágrimas derramadas me ensinaram a ter uma percepção muito aguçada, e o principal objetivo deste artigo, não é te tornar uma cópia minha, mas sim fazer você usar uma das mais poderosas ferramentas que já veio de fábrica em você! A SUA SENSIBILIDADE e PERCEPÇÃO das coisas.


Nesta COMPOSIÇÃO, o modelo está (de máscara), claro se protegendo, e olhando no seu smartphone. Parece que ele olha pra frente em busca de se localizar, o que remete atrás dele algumas placas que indicam esquerda e direita. OK! O que tem nessa imagem? O Que você mudaria? O que você não faria? AO COLOCAR O MOTIVO PRINCIPAL da sua imagem na mesma direção

das placas, você não tem uma mensagem tão limpa e equilibrada como teria se você mudasse pouca coisa nessa imagem. Pedir que o modelo se afaste um pouco das placas, e testar qual informação que você quer passar, poderia ser mais interessante e bem mais sucedida! Os ELEMENTOS da imagem são os mesmos, o modelo, um smartphone, um poste com placas.

AS DECISÕES serão outras. Vamos lá?




Seguindo estas pequenas regras eu DECIDI O SEGUINTE:













E então, o que você achou? Mas se você disser: FICOU BEM MELHOR! Eu ficarei, triste, por que era pra você ter perguntado: CADÊ O SMARTPHONE? ENTENDA: EU PRECISO QUE O SEU OLHAR SEJA MAIS AGUÇADO, REFINADO pra detalhes, que você perceba tudo em sua volta!!!!!!!!

Eu quero agora quero encerrar este artigo dizendo uma coisa: A minha percepção não foi treinada a cada ensaio, a cada cliente, a cada trabalho. Ela é treinada cada dia que eu acordo e olho pra tudo em minha volta. Os filmes foram e são até hoje a minha melhor e maior escola. Como toda cena se organiza em 1 frame, é uma tempestade de informações na minha cabeça de perfeito equilíbrio. Então se realmente eu tenho uma DICA pra te dar, é essa: VOCÊ PRECISA TREINAR O SEU OLHAR, antes de olhar pra somente o que você tá vendo hoje!

KLAYFEEEEEE, EU TENHO UMA PERGUNTA PRA TE FAZER, antes de você ir embora!


Por que você decidiu fazer estes desenhos ridículos ao invés de fazer fotos pra me mostrar como exemplo?


Exatamente! QUE PERGUNTA EXCELENTE!

Se eu quando tinha 10 aos de idade, desde 1985, já separa os elementos, não fazia um desenho tão confuso, por que hoje com 45 anos eu não consigo fazer uma imagem equilibrada colocando ELEMENTOS mais importantes como primários e separando o que é secundário e tomando DECISÕES do que vai ou não fazer parte da minha imagem? Faça sua fotografia, sua composição como se você estivesse pintando um quadro. Não deixe na cena elementos que você não desenharia. 


Tire alguns minutos pra observar esta imagem: Escreva em um bloco de notas, em uma folha de papel, ou aqui mesmo nos comentários; tudo que você observa como principal, depois como secundário, o que pra você são elementos, o que pra você são decisões, como foi feita essa imagem, como você se percebe fazendo ela, o que ela transmite pra você, como estava o tempo neste dia, como eu configurei a minha câmera, qual a direção eu dei pra modelo?


Percebe quanta coisa dentro de uma imagem?

SE SIM, estou feliz, você está começando mudar a sua forma de criar imagens fotográficas!

Vou adorar ler seu comentário, sua perspectiva, seu olhar. Compartilha com seus amigos se te ajudou, ou se você gostou, eles também com certeza vão gostar e poderão ser ajudados também. Se quiser saber um pouco mais sobre os meus cursos online basta ir clicar aqui e ver se tem algo pra você: www.klayfe.com/cursos

Um abraço,

klayfe Rohden!

68 visualizações1 comentário
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Vimeo

© 2020 by Klayfe Rohden