Buscar

Aprenda agora a fazer uma "DUPLA EXPOSIÇÃO"

Atualizado: Mai 6

Olá, tudo bem?

Eu QUERO INAUGURAR o meu novo Channel te ensinando a fazer algo que de repente você já até ouviu falar, já viu fotos por aí, mas talvez ache que a sua câmera não faz, ou que de repente seja algo bem complicado. Então vamos lá, direto ao ponto, separa 5 minutinhos, pega a sua câmera, um red bull e vamos nessa!

Hoje eu vou te mostrar uma técnica muito legal pra você adicionar no seu trabalho e nas suas próximas sessões.

DUPLA EXPOSIÇÃO : TEORIA

A dupla exposição, ou múltipla exposição, é uma técnica fotográfica que consiste em expor um negativo ou diapositivo múltiplas vezes.

São utilizados os controles específicos da câmera fotográfica para tal, de forma a se obter imagens sobrepostas.

Muitos fotógrafos recorrem a esta técnica com o ímpeto de produzir imagens desconcertantes com um carácter surrealista. No entanto a técnica de exposições múltiplas também serve para controlar a qualidade da definição da imagem quando se fotografa objectos inanimados com a câmera fixa em um suporte (normalmente é usado um tripé).

RESUMINDO: Você pode de forma criativa pensar em várias situações para inovar no seu repertório.

Na foto do exemplo, eu estava fazendo uma sessão muito particular, e a cliente viveu uma realidade bem complicada em algumas fases da sua vida, e eu consegui registrar (criar) intencionalmente essa DUALIDADE vivida por ela muitas vezes no seu passado, mesmo que ainda presente.

Primeira foto ela com a mão na cabeça, segunda foto pedi que ela se posicionasse de perfil ainda no contra luz da janela, levei o ponto de foco para o olho.



ENTÃO VAMOS LÁ:

Na sua DSLR seja ela NIKON ou CANON você procurar no MENU a FUNÇÃO DUPLA EXPOSIÇÃO e ativar. Algumas câmeras como a minha FUJIFILM por exemplo, é um botão analógico que altero no mesmo lugar onde alterou MODO pra vídeo ou múltiplas fotografias em sequencia.

Depois de ativado o modo, a sua câmera vai trabalhar da seguinte forma.

Você vai pensar em quais as 2 situações você vai clicar, em sequencia PART 1 e PARTE 2.

Faça o primeiro clique como um diretor de roteiro mesmo, imaginando a cena do 2 clique, dentro do mesmo enquadramento, a sua câmera após o primeiro clique vai te pedir pra fazer o segundo clique, pra depois ela juntar as imagens.

IMPORTANTE tentar alinhar ( depender de sua composição ), tentar não sair do lugar, e quando vamos fazer a 2 FOTO, a nossa câmera nos permite VER A FOTO 1, pra que você faça de fato uma montagem legal... você pode também criar coisas como rosto e uma paisagem, muito usada também. A criatividade não tem limites. Entenda como fazer, pratique e depois BINGO!

Este link tem algumas ideias mais complexas, mas que são bem legais

NOTA: lembre-se como uma DUPLA EXPOSIÇÃO é um arquivo processado pela DSLR, ele é um JPG e não um RAW. Depois me manda as suas experiências e me conta como foi! ; )



Aproveite este momento pra se capacitar e abrir mais o campo de aprendizado na sua fotografia.

TODOS OS CURSOS ESTÃO ATÉ DIA 9 MAIO por R$78,

- FOTOGRAFIA PARA INICIANTE

- A NOVA LUZ NATURAL

- LUZ E SOMBRA

- FOTOGRAFIA DE CASAL

- DIREÇÃO DE ENSAIO

- FOTOGRAFIA DE COMIDA

- APRENDA FLASH DEDICADO

- APRENDA ADOBE LIGHTROOM

- FOTOGRAFIA ESSENCIAL


CLIQUE AQUI NO LINK DOS CURSOS DISPONÍVEIS


Um abraço e até a próxima ; )

klayfe Rohden ; )

32 visualizações2 comentários
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Vimeo

© 2020 by Klayfe Rohden